Um pouco sobre ser organizado

http://www.gearfuse.com/wp-content/uploads/2008/03/life_clock.jpg


Bem hoje eu vou falar um pouco sobre a organização na carreira de um freelancer, e até mesmo de um estudante em geral, sei pouco sobre o assunto mas reuni informações que tenho certeza que pode servir para alguém. Eu me considero um desorganizado em estágio de mudança, acho que o mundo de aluno de publicidade, me fez rever meus conceitos sobre organização e o próprio dia a dia das agências, onde os trabalhos são sempre “pra ontem” demonstram que quanto mais organizado for mais bem sucedido essa pessoa será. Então chega de “churumelas” e vamos algumas dicas básicas e simples de organização que vai servir tanto para um profissional freelancer, quanto para publicitário, quanto para alunos, ou tudo isso aí misturado:

1. Tenha consciência do problema

Acho que até mesmo para resolução de qualquer problema, você tem que demonstra-se consciente de que o mesmo esta lhe prejudicando, no inicio é difícil, aceitar os próprios problemas é bem, mas bem mais difícil mesmo, do que ver problemas nos outros. Eu demorei um pouco para ter consciência que as coisas que eu fazia fora do prazo ou até mesmo em cima dele era culpa da falta de organização minha, e não do cliente , ou do atendimento, ou da prima pequena que não me deixava trabalhar( se bem que as vezes todos esses são os culpados, não adianta se martirizar). Em fim aceite o problema e diga “Tenho que mudar e vou começar...AGORA”.

2. Comece devagar

Você sabe que não vai mudar do dia para o outro, vá tentando aos poucos, uma boa opção é comprar agendas e aprender a usá-las, tente usar até mesmo como diário, outra dica fácil é criar listas, tente criar lista para tudo que você poder, por exemplo: eu possuo listas com metas para semanas, mês e ano. Mas não adianta se prender a elas, nem tudo pode ser planejado, e caso você não consiga cumprir as coisas a tempo não chore, você está apenas começando.

3. Respeite-se

Conheça os seus limites, principalmente os do seu corpo, se seus olhos estão baixando, é porque seu corpo está cansado, o corpo não passa trote, ele é verdadeiro. Não adianta forçar a barra, isso pode prejudicar seu desempenho e até mesmo sua saúde. Também conheça o seu corpo, nem todo mundo tem o mesmo pique alguns se focam mais assim que acordam, já outras preferem a noite. E em relação a parte digamos “mental” não tente agarrar o mundo com as pernas e faça o que você sabe não se meta em enrascadas prometendo o que não sabe fazer, como dizia o sábio Socrátes “Homem, conhece a ti mesmo.

4. Planeje

Como eu disse antes na parte da agenda e de listas, tente depois de um tempo criar prazos e metas e procure cumpri-las e também cobrar de si mesmo o cumprimento dessas tarefas, antes você do que um cliente chato e puto. A internet possui diversas ferramentas para ajudar a você ( saca só lá embaixo). Divida seus trabalhos em metas e complete-as na ordem, também foque-se a ideia do planejamento vai além de suas tarefas, mas diz a respeito de você, planeje sua vida, pessoal e profissional, coisas que vai comprar, cursos que vai fazer e até mesmo o tempo de estudo, por exemplo “vou me focar só em tipografia, depois estudo só grid, e depois reviso”.

Pois é

Por hoje vai essas dicas depois coloco outras e até mesmo sobre o mesmo assunto, não quero ser o dono da verdade mais ai vai algumas coisas que pratico e que sei que também muita gente pratica. Aí fica a lição Seja organizado. ( Boa champs, que final hein?)



E pra variar... Desculpa os erros de português.

Sobe o assunto :

Podcast do Falafreela sobre tempo

Ferramentas que podem melhorar seus trabalhos

Um site que achei sobre organização em geral


E pra variar... Desculpa os erros de português.